Sistema respiratório

    Como vimos, a circulação sanguínea garante o fornecimento de oxigénio às células, indespensável ao metabolismo celular, assegurando ainda a remoção do dióxido de carbono produzido durante a actividade celular.

    Para que este processo decorra, é necessária uma contínua renovação destes gases, tarefa realizada pelo sistema respitratório.

Como é constituido o sistema respiratório?

 

   O sistema respiratório assegura as trocas gasosas entre o organismo e o ar da atmosfera. Este sistema é constituído por:

            - pulmoes, onde se realizam as trocas gasosas;

            - vias respiratórias, que estabelecem a comunicação entre os pulmões e o exterior.

 

 

    Pulmões: são um par de órgãos com um aspecto esponjoso, localizados na caixa toráxica, sob a protecção das costelas, do esterno e da coluna vertebral.

 

 

    Os pulmões estão envolvidos por uma dupla membrana, denominada pleura. A camada interna da pleura adere a cada pulmão, enquanto a camada externa está ligada aos músculos intercostais e ao diafragma.

 

 

       Nos pulmões observa-se a árvore brônquica ou árvore respiratória, formada por inúmeros bronquíolos. Os bronquíolos terminam em pequenas bolsas recobertas por capilares sanguíneos - os alvéolos pulmonares - cujas paredes são formadas por uma única camada de células. É nos alvéolos que se processam as trocas gasosas entre o ar inspirado e o sangue.