Estrutura do coração

O coração é o órgão que impulsiona o sangue para todas as partes do organismo. É constituído essencialmente por um tecido muscular, o miócardio, responsável pelos seus movimentos rítmicos. O miocárdio encontra-se revestido por uma membrana externa, o pericárdio. 

O coração apresenta quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos.

O sangue entra no coração pelas aurículas e abandona-o pelos ventrículos.

 

A separar o ventrículo esquerdo do ventrículo direito encontra-se um septo, estrutura que impede a mistura do sangue dos dois ventrículos. 

Cada uma das aurículas comunica através de uma abertura com o ventrículo situado no mesmo lado. Nessas aberturas, existem válvulas(aurículo-ventriculares), estruturas cuja a função é regular a passagem do sangue das aurículas para os ventrículos.

A válvula que separa a aurícula direita do ventrículo direito designa-se tricúspide e a válvula que separa a aurícula esquerda do ventrículo esquerdo designa-se bicúspide ou mitral.

 

Ainda se podem observar outras válvulas, no início das artérias, à saíde do coração - válvulas sigmóides ou semilunares.

 

 

 

As paredes das cavidades do coração apresentam espessuras diferentes. Tal facto está relacionado coma distância a que cada cavidade combeia o sangue. As aurículas impulsonam o sangue para os ventrículos e, por isso, têm paredes menos espessas do que estes. O ventrículo esquerdo envia o sangue para todo o corpo, daí que a espessura da sua parede seja maior do que a do ventrículo direito, que impulsiona o sangue para os pulmões.